A Uniodonto Goiânia deu continuidade em 2018 aos trabalhos dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista, atividade implantada no segundo semestre de 2017. A ideia, colocada em prática pela atual gestão – presidida pelo Dr. Fábio de Araújo Gonçalves Prudente, tem o objetivo de promover a gestão participativa, munindo os cooperados com informações relevantes à gestão da singular e buscando propostas inovadoras para o negócio.

No dia 1º de fevereiro, a ação aconteceu em Anápolis. Já entre os dias 5 e 8 deste mês, cooperados de Goiânia participam da atividade. Em 2017 foram realizadas três rodadas. Para 2018 já estão previstas outras seis.

Para o consultor Ivan Melo, da consultoria Sapience, que auxiliou na formatação da ação, os Núcleos surgem como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento da cooperativa. “São instâncias de participação social em que o cooperado pode apresentar suas demandas e a cooperativa apresenta seu plano de gestão. É uma oportunidade de troca que melhora a qualidade da comunicação organizacional entre ambos”, explica.

Os índices de participação confirmam a boa aceitação da atividade. Nas duas primeiras rodadas, realizadas em 2017, foram contabilizadas 158 participações, um índice de 26,8% do total de cooperados. No acumulado das três rodadas, o índice é de 31,5%. “As explicações dadas pelo Dr. Fábio e pelos demais gestores foram muito boas e esclareceram muitas dúvidas. Na próxima, estarei lá”, afirma o Dr. Abraão Jorge.

A cada rodada são definidos temas pertinentes à rotina da cooperativa e dos cooperados, em seus consultórios, sugeridos tanto pela cooperativa quanto pelos próprios cooperados. “Gostei dos temas, porque promovem uma discussão muito positiva. Uma coisa é o que o cooperado pensa, outra coisa é a visão do Conselho de Administração. Aí pode ficar uma dúvida aqui e ali. E os Núcleos possibilitam esse diálogo para esclarecer”, comenta a cooperada Dra. Milena Alves.

Leave a Reply