As palavras emergência e urgência são muito parecidas à primeira vista, mas em saúde significam situações diferentes. Isso vale, especialmente em Odontologia.

Emergência é uma situação crítica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida.

Urgência e uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não oferece risco iminente à vida.

Em odontologia as urgências, são mais comuns. Elas são provocadas, principalmente em casos de doenças que afetam a polpa dos dentes e que causam uma dor aguda muito difícil de suportar.

Para enfrentar o problema é necessário um diagnóstico ágil que indique o procedimento a ser realizado.

As urgências, geralmente estão relacionadas a pacientes com quadros de ansiedade e desmaio, hipertensão, hipoglicemia, hemorragias.

Vale ressaltar que, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, é cada vez mais comum a ocorrência de diabetes, hipertensão, cardiopatias, asmas e portadores de problemas hepáticos e renais que podem trazer sérias consequências no atendimento odontológico.

A boa notícia é que o Sistema Uniodonto oferece plantão 24 horas em todo o Brasil, para atender o cliente quando mais precisa. Agora você já sabe, em caso de urgência ou emergência, entre em contato com a sua Uniodonto.

A lei n.º 5081 de 24 de agosto de 1996, em seu artigo 6º, fica estabelecido a competência do cirurgião dentista quanto à prescrição e aplicação de medicação de urgência em casos onde a vida e a saúde do paciente podem ser comprometidos.

Leave a Reply