A boca é o espelho de sua saúde

A saúde geral da pessoa e a sua boca tem uma relação direta. Isso quer dizer que problemas de saúde bucal podem causar doenças ou torna-las mais graves. Quer um exemplo: o sangue que circula na boca chega ao coração. Assim, inflamações bucais podem refletir na saúde do coração.
Já diabéticos está propenso a gengivite, cáries, perda dentária, boca seca e infecções. Já problemas com a saúde bucal dificultam o controle do diabetes. A osteoporose também é causadora de retração gengival, agravando a saúde bucal.

Higiene sempre

Envelhecer é um processo natural da vida. Por isso, mesmo que a idade avance, os cuidados com uma higiene bucal adequada e as visitas periódicas ao dentista são essenciais para a saúde bucal

De olho na gengiva

As doenças periodontais, que afetam a gengiva e os ossos de sustentação dos dentes são mais comuns com o passar do tempo. Isso se deve à redução do fluxo salivar causada geralmente por medicamentos ou distúrbios na saúde. Muita atenção às cáries, principalmente na região próxima a gengiva ou raiz do dente. Próteses mal adaptadas também podem ferir a boca e causar doenças na gengiva.

Mais sensibilidade

Os idosos também podem apresentar mais sensibilidade quando há exposição dos dentes a alimentos frios, quentes ou doces.

E 3 dicas para preveni-los

  1. Escovação correta é o primeiro passo para manter a boa saúde bucal, independentemente da idade
  2. Quem usa próteses removíveis ou dentaduras deve tomar cuidado especial com a higienização. É indispensável utilizar escova própria, macia e sabão neutro ou produtos efervescentes que ajudam na higienização química das próteses.
  3. Como a saúde começa pela boca, adotar uma dieta adequada é o princípio de tudo. Evite alimentos açucarados ou carboidratos. Eles são os vilões da placa bacteriana e podem provocar o tártaro.

Leave a Reply