A Uniodonto Sul Goiano antecipou a comemoração ao Dia C – Dia do Cooperativismo, e realizou, no dia 15 de junho, um grande evento comunitário com atrações gratuitas para todas as idades, no centro de Itumbiara. A atividade ocorreu em parceria com Sicoob Unicentro Brasileiro, Unimed Regional Sul de Goiás e Sescoop, e contou com orientação e prevenção em saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal.

“As atividades propostas para celebrar o Dia C convergem com o significado desse dia, de ajuda mútua e cooperação entre as pessoas. Em 2019, o Dia C completou 10 anos e, atualmente, temos registro de que a data é comemorada em cerca de 700 municípios do país, beneficiando milhões de brasileiros”, afirmou o Diretor Presidente da Uniodonto Sul Goiano, Dr. João Batista Pereira Machado.

Durante a celebração do Dia C, a comunidade também contou com serviços diversos, como ajuste e limpeza de óculos, aferição de pressão arterial, doações de mudas, maquiagem, escova modeladora, limpeza de pele, doação de roupas, sensibilização sobre adoção de animais, brinquedos infláveis gratuitos para as crianças e mais: jogo de argola, pescaria, distribuição de pipoca, algodão doce, pintura de rosto, animação com balões e o animador Tom Zé.

O evento contou com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Itumbiara – Acisi,  Instituto Mix, Beleza e Companhia, Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itumbiara – Sinditumbiara, Sinhá, ATS Contabilidade, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara,  Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara – AMMAI, Óptica Maria,  – Associação Nina Toledo de Proteção aos Animais – Anita e  Sindicato dos Empregados no Comércio de Hospedagem, Gastronomia e Turismo – Sechsima.

Sustentabilidade

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, e faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

A ideia surgiu em Minas Gerais, há 10 anos, e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, objetivando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. Trata-se de uma contribuição das cooperativas para essa agenda mundial de desenvolvimento sustentável. Inicialmente a Aliança Cooperativa Internacional que reconheceu o Dia C como um movimento que engaja as cooperativas em relação à agenda dos ODS.

É também a oportunidade de demonstrar à sociedade que o movimento cooperativista se diferencia dos demais modelos econômicos por sua capacidade de mudar, para melhor, a vida das pessoas.

Deixe um comentário