Dirigentes da Uniodonto participaram, entre os dias 15 e 19 de julho, de um roteiro técnico da Missão Internacional do Ramo Saúde, idealizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB. O objetivo da viagem foi conhecer aspectos do financiamento em saúde na Alemanha e na Bélgica.

Participaram da atividade o Diretor Presidente da Uniodonto do Brasil, Dr. José Alves de Souza Neto, o Diretor Vice-Presidente Político Institucional, Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior, e o Diretor Vice-Presidente de Operações e Mercado, Dr. José Clóvis Tomazzoni de Oliveira. Também compunham a comitiva o Dr. Irno Augusto Pretto, Presidente da Federação das Uniodontos – RS, e o Dr. Ricardo Manoel Lourenço, Presidente da Federação das Uniodontos – MG e da Uniodonto Uberlândia.

Em Berlim, na Alemanha, os membros da delegação foram recebidos pelo embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe. Durante a reunião no prédio da Embaixada, o grupo apresentou o panorama do cooperativismo no Brasil e os objetivos da missão ao diplomata, que ressaltou a importância do cooperativismo para o adensamento das relações políticas e de cooperação entre o Brasil e a Alemanha.

As reuniões se iniciaram em Bruxelas, na Bélgica, onde a comitiva se encontrou com representantes da Aliança Cooperativa Internacional, da ACI-Europa e da Federação Belga de Cooperativas. Foram recebidos também por Andrzej Rys, diretor para Sistemas de Saúde, Produtos Médicos e Inovação da Comissão da União Europeia, que compartilhou informações sobre a integração dos sistemas de saúde nos 28 países membros da UE.

Já na Alemanha, a delegação teve a oportunidade de se encontrar com dirigentes da Confederação Alemã de Cooperativas, a DGRV – entidade de cúpula do cooperativismo alemão que representa mais de cinco mil cooperativas, congregando 1 em cada 5 habitantes do país.

A delegação também buscou informações junto aos principais atores da prestação de serviços de saúde alemães. Um dos compromissos foi um encontro com a Associação Nacional dos Fundos Estatutários, responsável pela oferta de serviços de saúde para 90% da população.
Puderam conhecer, ainda, detalhes do financiamento dos serviços de saúde, gestão de hospitais e serviços de medicina preventiva, e foram recebidos por dirigentes da Associação Nacional dos Seguros Privados de Saúde.

A viagem ainda contou com uma visita à Fundação de Ciências da Saúde, entidade recentemente criada pelos agentes de saúde no país para promover o acesso às informações de qualidade sobre saúde e bem-estar.

Participaram da viagem, junto aos dirigentes da Uniodonto, representantes do Sistema Unimed, da Federação Nacional de Cooperativas Médicas e da própria OCB.

 

Com informações do Sistema OCB

Leave a Reply