A Uniodonto do Brasil abriu na manhã dessa terça-feira, 27 de agosto, a 29ª Convenção Nacional com o tema Gestão Disruptiva: O Líder da Próxima Década. O evento, realizado na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, reuniu até o dia 28 de agosto, quarta-feira, lideranças do Sistema Uniodonto de todo o país.

“O tema de nossa Convenção é, ao mesmo tempo, uma provocação e um convite…Vivemos um cenário completamente diferente, com uma conjuntura econômica desafiadora. Nosso desafio é aprimorar a relação com o novo consumidor.  Afinal, ele será o consumidor de nossos produtos e serviços em um futuro que está logo ali. Como podemos comercializar soluções e não apenas produtos e serviços, atingindo novos mercados? Essas e outras perguntas responderemos juntos ao longo de nossa Convenção”, conclamou o Diretor Vice-Presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil e coordenador da 29ª Convenção Nacional, Pedro Rogério Teixeira Júnior, durante sua fala na abertura do evento.

“A Uniodonto pertence à odontologia brasileira. Nós atuamos pela valorização do cirurgião-dentista. E, neste contexto, buscamos promover a inovação com humanismo. Há uma transformação em curso na sociedade. Acredito firmemente que esse processo de inovação é uma chave que abrimos de dentro para fora de nós mesmos. Não adianta falar em mudança e desenvolvimento se não promovermos essa mudança em cada um de nós. Não basta termos conhecimento, é preciso ter capacidade para realizar”, destacou o Diretor Presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, que também é diretor do Ramo Saúde da Ocesp.

Também integraram a mesa de abertura os Diretores Vice-Presidentes de Operações e Mercado da Uniodonto do Brasil, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, e Administrativo Financeiro, Adalberto Baccarin.

Tema oportuno

Para a presidente da Comissão de Ética e Conselheira do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo – Crosp, Dra. Sofia Takeda Uemura, o tema escolhido para Convenção é “oportuno e propício”. Na abertura, ela representou o presidente do conselho, Marcos Jenay Capez.
O presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas – ACDC, Fernando Biocalti Chiantia, deu as boas-vindas aos convencionais e destacou a satisfação em receber visitantes de todo o Brasil.

O Diretor Presidente da Uniodonto Campinas, Roberto Antonio Gobbo, reafirmou a importância do tema, o qual considerou “espetacular e moderno”, e destacou que, ao longo da semana, a cidade torna-se capital do cooperativismo odontológico, com a realização do Congresso da Uniodonto de Campinas, garantindo participação gratuita a cooperados Uniodonto de todo o país. Explicando a proximidade de Campinas com rodovias e centros estratégicos como São Paulo e o Porto de Santos, Gobbo enfatizou a relação de sua cooperativa com o mercado: “Operamos a Uniodonto Campinas e Ribeirão Preto, que somam 600 mil CNPJs ativos. Temos que ser verdadeiramente grandes para atuar”.

O presidente da Uniodonto Campinas ressaltou a importância de as Cooperativas do Sistema Uniodonto prepararem novas lideranças para os desafios que enfrentarão na próxima década e salientou o papel central do Planejamento para a ação.

Para o superintendente da Ocesp, Flávio Bersani, que representou o presidente do Sistema Ocesp, Edvaldo Del Grande, “o cenário de grandes mudanças e avanços tecnológicos impulsiona a gestão cooperativa. O tema da convenção vem ao encontro do que encontramos na missão que nos levou ao Vale do Silício”, disse.

Além de gestores de cooperativas que integram o Sistema Uniodonto, a Convenção recebeu dirigentes das Federações Estaduais. A Federação Rio de Janeiro esteve representada pelo presidente Carlos Alberto Pêgo; Federação Minas Gerais, por Ricardo Manoel Lourenço; Federação Amazonas por Emanuela Nóbrega; Federação Nordeste, por Maria Sonia Costa; Federação Paraná por Adalberto Baccarin; Federação São Paulo, por Luiz Eduardo Zaccharias; e Federação Santa Catarina, por Marcos Adolf Prinz. O presidente da Federação Rio Grande do Sul, Irno Pretto, foi representado pelo dirigente Ditimar Ari Kuhn.

Programação

A programação avançou até o final da tarde, com as palestras dos coachs William Persil e Tália Jaouí sobre as Competências do Líder para a Nova Década. O advogado especialista em regulação em saúde, Egberto Miranda Silva Neto, abordou o tema Regulamentação dos Planos de Saúde. O contabilista Mario Vicente Gallucci trouxe informações atuais da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Arthur Igreja falou sobre Mídias Disruptivas. Ele é um dos três “As” juntamente com Ricardo Amorim do Manhatan Connection e Allan Costa da Plataforma de Inovação AAA, palestrante e conselheiro da Fundação Grupo O Boticário.

A programação da tarde contou ainda com as apresentações da empresa Odontotech e da Uniodonto Corretora, e foi encerrada com a participação da diretoria da Uniodonto do Brasil.
A 29ª Convenção Nacional da Uniodonto tem o patrocínio do Sistema OCB, Sescoop São Paulo e Unimed. Apoia o evento a Dental Uniodonto Campinas.

A Feira de Odontologia tem a participação dos expositores: Letieri Bolsas, Sistema de Gestão Odontosfera, Odontotech, Uniodonto Corretora de Seguros, Aspen Investimentos, Up Tecnology, Vatech, Data Next, Active Ware.

Leave a Reply