Foi uma verdadeira imersão no universo cooperativista: a cidade de Braga, em Portugal – tradicional destino de brasileiros que viajam ao país lusitano, recebeu o Diretor Vice-Presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil, Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior, para apresentação da palestra sobre o cooperativismo, realizada no dia 17 de setembro para uma plateia composta por portugueses e brasileiros.

“O Cooperativismo como Ferramenta de Empreendedorismo e Desenvolvimento Social” – o tema da palestra não poderia ser mais apropriado para um evento realizado em um país irmão, de mesma língua, e que divide com o Brasil aspectos históricos, culturais e, principalmente, de cooperação mútua.

“Juntas, as 300 maiores cooperativas do mundo correspondem à nona maior economia do planeta. Uma em cada seis pessoas no mundo é associada a uma cooperativa, totalizando 1,2 bilhão de pessoas. No Brasil, são 376 mil empregos diretos, 13,2 milhões de associados e mais de seis mil cooperativas”, ressaltou Dr. Pedro Júnior durante sua palestra.

Os números são de tirar o fôlego e dão a dimensão do que representa o cooperativismo para a economia nacional e de todo o mundo. Mas o papel das cooperativas vai além da estatística. “Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, complementa.

Dr. Pedro Júnior apresentou-se como escritor, cirurgião-dentista, cooperado e dirigente da Uniodonto e falou sobre suas raízes, trazendo ao evento um pouco do Estado Ceará, suas características histórico-culturais que ajudam a moldar o perfil do povo local.

O evento, realizado pela Associação de União, Apoio e Integração (UAI), entidade que promove a cooperação entre brasileiros e portugueses – integrou a programação do I Dia do Brasil em Braga, também organizado pela UAI, com o apoio da Câmara Municipal local.

O evento cumpriu o objetivo de representar as regiões do país por meio da gastronomia, música, dança e de suas mais diversas manifestações culturais e de promover a integração da comunidade luso-brasileira que vive em Portugal.

“A Uniodonto é uma cooperativa nacional, formada por cirurgiões-dentistas de todos os estados do país, que carregam consigo sua cultura, sotaque, costumes. Trabalhamos de forma unida, enquanto cooperativa, e sempre mostrando os aspectos que ajudaram a nos formar enquanto cidadãos, profissionais e, sobretudo, dirigentes cooperativistas”, afirmou.

A Palestra proferida pelo Dr. Pedro Júnior teve o apoio  da Uniodonto do Brasil, do Sistema OCB e da Sicredi.

O apoio local em Braga, Portugal, veio da Associação UAI – Alexandra Gomide, da Alcance Virtual – Márcio Ladeira, e do Grupo Desenrolado – Simão Valle.

Leave a Reply