A Uniodonto Piracicaba participou das atividades do Outubro Rosa desenvolvidas de 10 a 31 de outubro pela Associação Ilumina, na Estação da Paulista, no município-sede da cooperativa. Durante o período, a singular realizou 571 abordagens entre as pessoas que procuraram os exames oferecidos, e esteve presente com cirurgiões-dentistas e a Unidade Móvel Odontológica, utilizada para avaliações e orientações sobre a saúde bucal.

Dr. Cláudio Zambello, Presidente da Uniodonto Piracicaba, avalia que a atividade é essencial pois o câncer de boca é um mau silencioso e muitas vezes, quando detectado, encontra-se em estágio avançado. Por isso, a visita regular ao cirurgião-dentista é importante para a prevenção.

Segundo o presidente da cooperativa, passaram pelas avaliações clínicas 205 pessoas, sendo que destas, 29 foram encaminhadas para exames mais detalhados, como biópsia. A Uniodonto orienta essas pessoas a procurarem o Orocentro, centro de patologia oral situado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp), através de parceira feita com o coordenador professor Márcio Ajudarte Lopes.

Além destes exames, 330 pessoas foram abordadas pela equipe da Uniodonto sobre o câncer de boca e problemas causados pelo consumo de bebidas alcoólicas e fumo. Outras 36 pessoas buscaram orientações sobre problemas relacionados à dentição, como próteses e extrações.

Leave a Reply