Skip to main content

O presidente da Uniodonto do Brasil – Central Nacional de Cooperativas Odontológicas, Dr. José Alves de Souza Neto foi eleito primeiro vice-presidente da Aliança Cooperativa Internacional – (ACI) – Seção Américas, durante a VI Cúpula Cooperativa das Américas que acontece até 29 de outubro no Centro de Convenções da Conmebol, em Assunção, capital Paraguaia.

“É uma satisfação e também uma grande responsabilidade estar à frente de uma organização que representa o cooperativismo nos países americanos.”, salienta Dr. José. O mandato de quatro anos, exercido pela presidente da ACI Américas, Graciela Fernández Quintas, do Uruguai, está estruturado no comitê executivo formado pela primeira vice-presidência, exercida por Dr. José Alves, pela segunda vice-presidência, a cargo de Carla Decker da NBA Clusa dos EUA e pelo secretário Ricardo Lopez, da Confederação Cooperativa da Argentina, além de três membros vogais: Fernando Faith Bonilla, da Costa Rica; Carlos Ernesto Acero Sánchez da Colômbia e Miguel Castedo da Bolívia.

A ACI Américas foi criada em 1990 e reúne 100 membros de 24 países do continente americano. Representa as cooperativas do continente americano junto a organismos como IICA, ALADI OIT, OEA, União Europeia e ONU.

É um dos braços da ACI, que congrega mais de 1,2 bilhão de pessoas por meio de suas sessões na Europa, Ásia-Pacífico e África e é considerada a voz de mais de três milhões de cooperativas no mundo.

Dr. José Alves integra o Conselho de Administração da ACI Américas desde 2010. É coordenador do ramo saúde do cooperativismo brasileiro junto ao Sistema OCB, que integra a ACI desde 1989. O presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, acaba de assumir uma posição no board da ACI Mundial, tendo sido o candidato eleito com o maior número de votos.

O Brasil foi o primeiro país não europeu a presidir a ACI, entre 1997 e 2001, quando o cooperativista Roberto Rodrigues assumiu a presidência da Aliança. Além de Márcio Lopes de Freitas e Roberto Rodrigues, outros cooperativistas também ocuparam cargos no Conselho da Aliança como Americo Utumi, Eudes Aquino e Onofre Filho.