Skip to main content

Diretores da Uniodonto do Brasil participaram da 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado em Brasília, de 14 a 16 de maio, celebrando o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Foi um evento histórico, reconhecido como o maior e mais importante evento no cenário cooperativista. Esta edição teve como tema Projetando um futuro mais Coop e contou com as participações do presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, Ariel Guarco e da presidente da ACI Américas, Graciela Fernandez.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas que fez o chamamento aos mais de 3 mil líderes participantes, para que atuem com união, equilíbrio e força coletiva, na definição das diretrizes estratégicas que vão guiar as prioridades do cooperativismo para 2025 a 2030. Em um momento tocante, Márcio Lopes de Freitas convidou os presidentes das organizações estaduais a ocuparem o palco e fez um chamamento às cooperativas para que usem sua força para apoiar o movimento de reconstrução do Rio Grande do Sul, vitimado pelas enchentes e inundações. “Frente às tragédias que abalaram o Rio Grande do Sul, é fundamental unir forças para cooperar e enfrentar os desafios que estamos vendo no estado gaúcho. A iniciativa Coopera RS – Juntos, vamos reconstruir o Rio Grande do Sul, está recolhendo recursos para oferecer suporte e restaurar as cidades, as casas e, também, a dignidade e a esperança daqueles que mais necessitam”, destacou Lopes.

“Nosso movimento tem, na sua essência, a cooperação e a união. Agora, mais do que nunca, queremos estar ao lado dos gaúchos na reconstrução das cidades e das vidas dessas pessoas”. Esta foi a fala da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, na abertura do Congresso, ao chamar ao palco, Larissa Zambiasi,  representando o Rio Grande do Sul, para receber o apoio de todos os participantes do evento.

Agenda

O primeiro dia do evento, teve o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo junto aos Três Poderes da República. A Agenda prioriza pautas como o adequado  tratamento tributário ao Ato Cooperativo  na regulamentação da Reforma Tributária, que está em regulamentação no Congresso Nacional (PLP 68/2024 e PLP 58/2024), além da ampliação da participação das cooperativas no mercado de seguros (PL 519/18); para garantir maior segurança jurídica para as cooperativas que participam de processos de licitação; para o aumento de volume de recursos do Crédito Rural; e para a valorização das cooperativas de infraestrutura na política de conectividade no campo (PL 1.303/22).

“O cooperativismo é agregador. Gera prosperidade e bem-estar. Nossa agenda institucional pede para o Executivo e o Legislativo uma atenção para que o adequado tratamento tributário seja regulamentado de uma vez por todas na Reforma Tributária. Dentre outras, essa é nossa maior prioridade. Queremos construir um futuro que depende de alinhamentos importantes para cumprir nossos propósitos”, destaca o presidente Márcio. O lançamento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros Carlos Lupi (Previdência Social) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, entre outras autoridades.

Palestras com os futuristas Ismail Sallim, Amy Lynn Webb, Martha Gabriel e Fredy Gelly também foram pontos altos do evento.

No final, 25 diretrizes foram aprovadas, para nortear o planejamento das organizações de cooperativas, dentro dos eixos Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação e Negócios. Em comum, as diretrizes abordam a difusão à sociedade sobre as ações realizadas pelas cooperativas e o fortalecimento do cooperativismo. Os critérios de avaliação tiveram como base o impacto e a urgência.

Também participaram da delegação da Uniodonto do Brasil ao evento o gerente executivo, Laudo Rogério dos Santos e o analista de processos, Yago Ribeiro Delbuoni.

Legale Sites voor Weddenschappen
Erfreulich ist, dass es besonders anspruchslos ist, sich diesen Vulkan Vegas Added bonus zu sichern. ist nicht Sehen Sie einander an, wie Sie mit dem Megapari Gutscheincode einen Willkommensbonus erhalten können. spiele vulkan Außerdem bietet die smarte Navigation einen schnellstmöglichen Zugriff auf das Spielerkonto. sind die Roulette kann nämlich auch kostenlos gespielt werden, sodass eine gewisse Strategie risikolos entwickelt werden kann. vulkan vegas mobile casino