Skip to main content

A modernização de qualquer empresa passa pela descentralização de atividades, com mais autonomia e responsabilidades divididas entre as diversas áreas. Dentro dessa premissa, a Uniodonto de São José dos Campos acaba de dar mais um passo no seu processo de descentralização e controle orçamentário, visando ao aprimoramento de sua gestão e governança corporativa.

Há alguns anos, o orçamento e controle das despesas da Cooperativa já estavam estruturados em centros de custos, sendo os gerentes dos departamentos os responsáveis pela sua gestão. O passo seguinte foi a classificação das contas e inserção em um sistema contábil adaptado especialmente para atender às necessidades da Uniodonto.

Agora, uma nova etapa entrou em operação, estendendo a responsabilidade pelos centros de custo a colaboradores designados pelo gerente do departamento para serem pontos focais do controle do orçamento e das despesas realizadas. Ou seja, o gerente trabalhará junto com a equipe na organização das contas nos respectivos centros de custo e monitoramento da execução orçamentária.

“Hoje conseguimos visualizar e acompanhar diariamente todas as despesas inseridas no sistema, organizadas por centro de custo, descritas e classificadas contabilmente”, explica Regina Bellato, gerente geral da Uniodonto de São José dos Campos. “Isso representa um grande avanço, não só em termos organizacionais, como também no sentido de descentralização de responsabilidades e de conscientização das equipes em relação às despesas efetuadas e à execução do orçamento conforme o que foi planejado.”

No dia 1º de agosto, os responsáveis pelo controle orçamentário de cada departamento participaram de um treinamento, ministrado pelo gerente financeiro da Uniodonto de São José dos Campos, Fábio Aguiar, e pela colaboradora Ana Carolina Alves Maia Sene, do departamento financeiro. “Além das informações técnicas, procuramos transmitir a esses pontos focais o senso de responsabilidade e a importância do trabalho que irão desenvolver, ou seja, o impacto que ele terá no funcionamento e no desempenho da empresa como um todo”, afirmou Fábio.