Ir para o conteúdo principal

Para celebrar o Maio Vermelho, a Uniodonto RS realiza uma campanha gratuita para os beneficiários e sócios do cooperativismo com atendimento em todas as sedes das Uniodontos do Rio Grande do Sul, no dia 31 de maio de 2022. Ao final do texto, confira a lista dos locais de atendimento. 

A ação visa à conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de boca. 

O que é o Maio Vermelho

A campanha ocorre em alusão ao Dia de Prevenção ao Câncer Bucal, instituído pela Lei Estadual 12.535/2006, celebrado em 31 de maio no Rio Grande do Sul.

Importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Para o triênio 2020-2022 é estimado, pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca, mais de 15 mil novos casos de câncer da cavidade oral. 

As chances de cura deste tipo de tumor chegam a 95% quando diagnosticado precocemente; essa probabilidade se reduz para 45% quando a doença é identificada em estágio avançado. 

“Este tipo de tumor é muito agressivo e avança de forma muito rápida, levando a maioria dos pacientes a óbito ainda no primeiro ano após o diagnóstico tardio”, explica a Dra Alessandra Fontana, especialista em odontopediatria pela Universidade de São Paulo – USP/Bauru. 

“Nós sabemos que 95% dos casos de câncer bucal, quando diagnosticados precocemente, têm cura. Então, o dentista é o único profissional que poderia reverter os índices de mortalidade, porque ele tem contato com os pacientes a cada seis meses – este é o tempo indicado para consulta com o profissional – e porque possui um ‘olho clínico’ para lesões que são suspeitas de serem cancerígenas”, esclarece a Dra. Alessandra, que também é Auditora da Uniodonto Federação RS. 

A dentista informa que os profissionais da odontologia têm maior facilidade para identificar problemas na boca devido ao conhecimento técnico da anatomia da boca, como, “lesões esbranquiçadas, avermelhadas ou com bordas irregulares, que, na maioria das vezes, são assintomáticas na fase inicial. Uma vez diagnosticada essa lesão suspeita, o dentista rapidamente encaminha o paciente para a biópsia e aos profissionais competentes para averiguar o caso”, descreve.  

Serviço: 

O quê? Ação gratuita para beneficiários da Uniodonto e sócios do cooperativismo nas Uniodontos vinculadas à Federação das Uniodontos do RS

Quando? Dia 31 de maio de 2022. 

Onde? Nas sedes das Uniodontos (ver lista completa no final), em horário comercial. 

Público-alvo: Beneficiários da Uniodonto RS e sócios do cooperativismo

Saiba mais em uniodonto-rs.com.br.

Locais de atendimento Uniodonto RS Federação: 

  • Uniodonto Vale do Taquari e Rio Pardo

Santa Cruz do Sul
Rua 28 de Setembro, 32
Bairro: Centro
Horário: 8h às 12h e das 13h30min às 18h 

Lajeado
Rua Júlio de Castilhos, 745
Bairro: Centro
Horário: 8h às 11h30 e das 13h30min às 17h30min

  • Uniodonto Vale dos Sinos 

São Leopoldo
Rua 1º de Março, 217
Bairro: Centro
Horário: 8h30min às 18h

Novo Hamburgo  
Rua Benjamin Constant, 541  
Bairro: Rio Branco
Horário: 8h30min às 18h

  • Uniodonto Porto Alegre 

Av. Independência, 914
Bairro: Independência – Porto Alegre 
Horário: 8h às 18h

  • Uniodonto Guaíba 

Rua Vinte de Setembro, 787
Bairro: Centro – Guaíba
Horário: 08h15min às 12h30min e das 13h30min às 18h

  • Uniodonto Rio Grande – Litoral 

Rua Luiz Lorea, 263
Bairro: Centro
Horário: 09h às 12h e das 13h às 18h