Skip to main content

Foi uma verdadeira imersão no universo cooperativista: a cidade de Braga, em Portugal – tradicional destino de brasileiros que viajam ao país lusitano, recebeu o Diretor Vice-Presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil, Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior, para apresentação da palestra sobre o cooperativismo, realizada no dia 17 de setembro para uma plateia composta por portugueses e brasileiros.

“O Cooperativismo como Ferramenta de Empreendedorismo e Desenvolvimento Social” – o tema da palestra não poderia ser mais apropriado para um evento realizado em um país irmão, de mesma língua, e que divide com o Brasil aspectos históricos, culturais e, principalmente, de cooperação mútua.

“Juntas, as 300 maiores cooperativas do mundo correspondem à nona maior economia do planeta. Uma em cada seis pessoas no mundo é associada a uma cooperativa, totalizando 1,2 bilhão de pessoas. No Brasil, são 376 mil empregos diretos, 13,2 milhões de associados e mais de seis mil cooperativas”, ressaltou Dr. Pedro Júnior durante sua palestra.

Os números são de tirar o fôlego e dão a dimensão do que representa o cooperativismo para a economia nacional e de todo o mundo. Mas o papel das cooperativas vai além da estatística. “Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, complementa.

Dr. Pedro Júnior apresentou-se como escritor, cirurgião-dentista, cooperado e dirigente da Uniodonto e falou sobre suas raízes, trazendo ao evento um pouco do Estado Ceará, suas características histórico-culturais que ajudam a moldar o perfil do povo local.

O evento, realizado pela Associação de União, Apoio e Integração (UAI), entidade que promove a cooperação entre brasileiros e portugueses – integrou a programação do I Dia do Brasil em Braga, também organizado pela UAI, com o apoio da Câmara Municipal local.

O evento cumpriu o objetivo de representar as regiões do país por meio da gastronomia, música, dança e de suas mais diversas manifestações culturais e de promover a integração da comunidade luso-brasileira que vive em Portugal.

“A Uniodonto é uma cooperativa nacional, formada por cirurgiões-dentistas de todos os estados do país, que carregam consigo sua cultura, sotaque, costumes. Trabalhamos de forma unida, enquanto cooperativa, e sempre mostrando os aspectos que ajudaram a nos formar enquanto cidadãos, profissionais e, sobretudo, dirigentes cooperativistas”, afirmou.

A Palestra proferida pelo Dr. Pedro Júnior teve o apoio  da Uniodonto do Brasil, do Sistema OCB e da Sicredi.

O apoio local em Braga, Portugal, veio da Associação UAI – Alexandra Gomide, da Alcance Virtual – Márcio Ladeira, e do Grupo Desenrolado – Simão Valle.

Legale Sites voor Weddenschappen
Erfreulich ist, dass es besonders anspruchslos ist, sich diesen Vulkan Vegas Added bonus zu sichern. ist nicht Sehen Sie einander an, wie Sie mit dem Megapari Gutscheincode einen Willkommensbonus erhalten können. spiele vulkan Außerdem bietet die smarte Navigation einen schnellstmöglichen Zugriff auf das Spielerkonto. sind die Roulette kann nämlich auch kostenlos gespielt werden, sodass eine gewisse Strategie risikolos entwickelt werden kann. vulkan vegas mobile casino