Skip to main content

Não há homenagem maior do que preservar a memória daqueles que foram fundamentais. Com o desaparecimento de Dr. Maud Nogueira Fragoas, perdemos uma referência histórica na vitoriosa  trajetória da Uniodonto.

Nascido em Bebedouro a 26 de novembro de 1937, filho de mãe doceira e pai vendedor de doces, entendeu desde muito cedo o valor do trabalho na promoção da vida. Tornou-se cirurgião-dentista por resistir à carreira da Medicina, que era vontade de seus pais.

Foi a São Paulo em busca do  curso de medicina. Depois, para o Rio de Janeiro em uma última tentativa. Porém acabou abandonando o curso mais uma vez e retornando ao município de Bebedouro, dois anos depois de sair.

Ele voltou para dar explicações para os meus pais, que tinham investido dinheiro e expectativa. Como a maioria dos pais da época, eles queriam um filho médico. Mas ele acabou optando por outra carreira: a odontologia.

E o acaso ajudou a encontrar seu caminho. Soube que no interior de Minas Gerais, em Uberaba, havia uma faculdade de medicina reconhecida. Mas, chegando à cidade, descobriu que as inscrições estavam encerradas e, por ironia do destino as inscrições para a odontologia estavam disponíveis. Para não perder a viagem, fez a inscrição. Foi aprovado em terceiro lugar no teste obrigatório e ingressou na faculdade. A profissão tornou-se uma verdadeira paixão.

Cresceu com o exemplo do trabalho diário dos pais para darem o melhor para a família, o que fez surgir sua aptidão para conduzir negócios próprios e se engajar pessoalmente na fundação da Uniodonto.

Determinado, sempre procurou pelo melhor lugar para viver e desenvolver-se. Depois de formado, voltou para São Paulo a convite de um tio, que trabalhava em um consultório e chegou a instalar TVs de circuitos fechados para consultórios. Regressando à Bebedouro para ajudar os pais nos negócios, vendeu livros, jornais, gás…

Mas como nada disso era o que o recém-formado odontólogo tinha em mente como objetivo, ele optou por voltar à capital, em busca de novas oportunidades. Começou a trabalhar no pronto socorro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD).  Posteriormente fui trabalhar como dentista no Sindicato da Borracha por 14 anos.

Com a  experiência adquirida e em busca de estabilidade, Dr. Maud tomou a decisão de montar seu próprio consultório.

Ele sabia que, como profissional liberal, os cirurgiões-dentistas, poderiam ter voz, empreender. Por isso foi um dos construtores da Uniodonto que se tornou uma das maiores conquistas de sua vida. Foi o encontro da odontologia com a sua missão, o seu papel social. Visionário, Dr. Maud entendeu que o  cooperativismo era o caminho  para a democratização do acesso dos brasileiros à odontologia.

E os fatos conspiraram a seu favor. Em reunião no ano de 1978 o então superintendente da Unimed Dr. Leon, relatou ao Dr. Maud que achava interessante a existência uma cooperativa odontológica associada ao grupo Unimed São Paulo. Foi cedido um pequeno espaço na sede da Unimed para dar início aos serviços, a partir desse momento nascia a semente da história de sucesso da Uniodonto de São Paulo.

Dr. Maud enfrentou a resistência das velhas estruturas ao novo. No início, foi preciso construir relações de confiança. Havia pouca informação sobre o cooperativismo e seus princípios. Os consultórios odontológicos contavam com pacientes privados. Por isso, como Dr. Maud lembra em uma entrevista: “equilibrar o número de clientes e o de cooperados era uma tarefa muito difícil, mas depois de muito perseverar e acreditar no modelo, fomos adquirindo a confiança de grandes empresas e o bom  resultado foi inevitável”, conta.

A Uniodonto consolidou-se como cooperativa odontológica, congregou cooperados, ganhou mercado, fortaleceu-se.

Dr. Maud presidiu a Uniodonto do Brasil por 20 anos, entre 18 de fevereiro de 1987 e 30 de março de 2007. Um período marcado por profundas transformações na sociedade, na economia e no cenário da odontologia suplementar.

São muitas histórias para contar Sua gestão viveu um período intenso, marcado por fatos históricos como  a promulgação da Nova Constituição, viveu incertezas e desafios das mudanças de moeda do Cruzado I para o Cruzado II, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real, URV e sua transição para o Real. Viveu o enxugamento de recursos provocado pelo Plano Cruzado, Plano Collor e Plano Real. O início das conexões via internet, no final dos anos 1990.

A edição da lei 9.656, de 03 de junho de 1998, conhecida como a Lei dos Planos de Saúde, que rege as relações das operadoras com o mercado e com a Agência Reguladora de Saúde Suplementar.

Foi o presidente da Uniodonto do Brasil na virada do milênio. Sob a gestão de Dr. Maud, a Federação foi transformada em Sistema Nacional Uniodonto de Cooperativas Odontológicas.

Ao longo da vida recebeu calorosas e verdadeiras homenagens. Entre elas a Medalha e Comenda Tiradentes, concedidas a 28 de abril de 2008, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como parte das celebrações de Tiradentes, Patrono da Odontologia. O prêmio, considerado a maior láurea da odontologia paulista, ratifica a conduta ilibada e a dedicação à carreira, o empenho e o mérito profissionais.

Uma pessoa que pela importância da obra que realizou, transcendeu o tempo que Ihe foi dado viver, permanecendo presente!

Mesmo em vida, deu nome à uma rua em sua cidade natal, Bebedouro. Também recebeu homenagens no aniversário de 20 anos da Uniodonto Bebedouro.

Dr. Maud deixa a esposa Vera Helena, a filha Flávia Maria, a neta Giovana e milhares de amigos, muitos deles no Sistema Uniodonto. Sua memória fica eternizada em todos nós, perenizada pela frase que era um verdadeiro mantra: Se você tem um sonho, lute por ele, acredite que você conseguirá. Nós certamente seguiremos conseguindo! Muito obrigado, Dr. Maud.

Erfreulich ist, dass es besonders anspruchslos ist, sich diesen Vulkan Vegas Added bonus zu sichern. ist nicht Sehen Sie einander an, wie Sie mit dem Megapari Gutscheincode einen Willkommensbonus erhalten können. spiele vulkan Außerdem bietet die smarte Navigation einen schnellstmöglichen Zugriff auf das Spielerkonto. sind die Roulette kann nämlich auch kostenlos gespielt werden, sodass eine gewisse Strategie risikolos entwickelt werden kann. vulkan vegas mobile casino