Ir para o conteúdo principal

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2021, uma avaliação anual das operadoras de planos de saúde. Tendo 2020 como ano-base, a Uniodonto Campinas, com uma nota final de 0,8462, atingiu a melhor pontuação entre as 10 maiores operadoras de grande porte exclusivamente odontológicas do país, de acordo com o índice.

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela ANS para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Ele tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, o IDSS, que é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, sendo que a nota máxima para cada item é 1.

As dimensões avaliadas são: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

Dessa forma, o IDSS é o que permite que o público em geral faça uma comparação entre as operadoras, estimulando a disseminação de informações de maneira transparente e permitindo que o consumidor tenha mais conhecimento na hora de tomar decisões sobre contratação ou troca de um plano de saúde.

Para mais informações sobre o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, acesse www.ans.gov.br.  Texto e foto: Divulgação

Confira abaixo o ranking das 10 maiores operadoras exclusivamente odontológicas do país no IDSS de 2021:

Operadora IDSS 2021
Uniodonto Campinas 0,8462
Operadora B 0,8453
Operadora C 0,8325
Operadora D 0,8292
Operadora E 0,8157
Operadora F 0,8057
Operadora G 0,7833
Operadora H 0,7767
Operadora I 0,5871
Operadora J 0,5330

 

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar