Skip to main content

Temos o orgulho em anunciar que nosso projeto Tratamento Periodontal em Pacientes portadores de Diabetes Mellitus foi selecionado em dois Programas em 2024, o Fundo Social do Sescoop/RS e o Promoprev – ANS.

Nos últimos anos, as pesquisas sobre a relação entre essas duas doenças ganharam destaque e aprofundamento, mostrando o impacto bilateral negativo que podem ter em caso de não tratamento adequado.

O projeto alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao 7º Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade), bem como as diretrizes de promoção de saúde bucal da Organização Mundial de Saúde.

Ficamos muito felizes pela escolha da nossa cooperativa e já estamos trabalhando a todo o vapor!

O projeto possui dois eixos de atuação: educacional e cuidado, sendo que no Fundo Social iremos atuar em ambos e poderemos estender para a comunidade, já para o Promoprev o foco é o cuidado e os beneficiários no plano. Iremos selecionar pacientes da Uniodonto Porto Alegre que tenham diabetes (tipo 1 ou 2) para serem acompanhados trimestralmente por nossos periodontistas.

O que é diabetes?

É uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia, se caracterizando pelo aumento do nível de açúcar no sangue.

O que é periodontite?

É uma doença inflamatória que afeta mais de 750 milhões de pessoas no mundo, provocando danos às gengivas, ossos e outros tecidos que sustentam os dentes. Aumenta os níveis de hemoglobina, influenciando no controle de açúcar do sangue e sendo um risco maior para quem possui diabetes.

Qual a relação entre elas?

Pessoas que possuem as duas condições correm maior risco de sofrer complicações graves, como doenças cardíacas, renais e até mesmo retinopatia, em comparação com pessoas que possuem apenas diabetes. Por isso, o objetivo do projeto é cuidar da saúde bucal integralmente desses pacientes, dando assistência e atendimento a quem precisa desses cuidados redobrados.

Como vai funcionar o projeto?

Depois das fases de recrutamento e das consultas iniciais (que consiste em uma anamnese e coleta de dados dos beneficiários selecionados), inicia-se o tratamento periodontal. Após o primeiro mês será feita uma apuração parcial dos tratamentos, duas avaliações trimestrais, e no oitavo mês a apresentação do relatório com a evolução do paciente.

Além da atuação com o grupo de pacientes, atuaremos de forma ampla com o propósito de difundir informação para a prevenção e cuidado de saúde com foco na doença periodontal e diabetes. Interagir em meio social com a comunidade através de ações de educação para a saúde, uma vez que a diabetes e suas consequências são um problema de saúde pública de grande impacto populacional e econômico.

Sermos escolhidos pelo Sescoop reflete ainda mais o nosso compromisso sério com a causa. Fique por dentro e nos acompanhe nas redes sociais da Uniodonto Porto Alegre!

Legale Sites voor Weddenschappen