Skip to main content

Por Dra. Jacqueline O. Estevan
A busca por qualidade na prestação dos serviços em saúde é uma realidade e uma necessidade cada dia mais presente nas organizações. Mas como definir qualidade?

A qualidade em saúde é definida pela OMS como “o grau de conformidade com os princípios e práticas aceitas, o grau de adequação às necessidades dos pacientes e os resultados alcançados” (OMS, 2008). Segundo um levantamento em 23 países realizados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Health Care Quality Indicators, as dimensões mais usadas por estes países são: Segurança, Cuidado Centrado no Paciente, Efetividade, Eficiência, Acessibilidade, Equidade.

A OMS define segurança do paciente como: “a redução do risco de danos desnecessários durante os processos assistenciais e uso de boas práticas para alcançar os melhores resultados para o cuidado de saúde”. Diversos estudos alertam sobre a elevada frequência e gravidade dos danos causados pela assistência à saúde. Esse movimento foi impulsionado pela Organização mundial da saúde (OMS) que em 2004 lançou a “Aliança mundial pela Segurança do paciente” e em 2013, pela Portaria nº 529 do Ministério da Saúde com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de Saúde do território nacional, quer públicos ou privados. Cria-se então o Programa Nacional de Segurança do Paciente, através da RDC nº 36, determinando a criação nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP).

Quando se fala em segurança do paciente no âmbito odontológico, a primeira coisa que se vem à mente é a biossegurança. Porém, eventos adversos são frequentes, subnotificados e preocupantes nos consultórios odontológicos. Mundialmente as principais intercorrências odontológicas são predominantes na disciplina de cirurgia, onde acidentes, falhas em prescrições, lesões nervosas, entre outros, impactam negativamente nos desfechos clínicos e consequentemente na qualidade de vida das pessoas.

A Uniodonto Campinas ciente de seu papel de liderança em cuidados em saúde e tendo como prioridade absoluta a qualidade na prestação de serviços odontológicos seguros e eficientes a todos os seus beneficiários, vem através do seu NSP disseminar a Cultura de Segurança a todos os envolvidos. O Núcleo tem em sua formação uma equipe multiprofissional, pertencentes a diversas áreas da Operadora que se reúnem regularmente para análise e monitoramento de possíveis riscos que possam atingir em maior ou menor grau a prestação do serviço.

A metodologia de trabalho é baseada no mapeamento e padronização dos processos, na implementação de protocolos clínicos baseados em conhecimento científico, na medição e monitoramento de indicadores, avaliando a eficácia e efetividade dos processos, apresentando oportunidades de melhorias contínuas. A preocupação é a detecção preventiva, evitando custos com o retrabalho, minimizando a ocorrência de erros e contribuindo para a confiabilidade no sistema.

O Núcleo de Segurança do Paciente da Uniodonto Campinas adaptou os protocolos de segurança do paciente da OMS, para a realidade do atendimento ambulatorial do serviço de urgência 24h.

Nas práticas diárias são observados 7 protocolos de Segurança, a saber:

  • Identificação correta do paciente
  • Comunicação entre os profissionais
  • Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
  • Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
  • Higienização das mãos para evitar infecções
  • Reduzir o risco de queda
  • Prevenir úlceras bucais durante manobras clínicas

O documento expressa a relevância que a segurança do paciente possui na organização, através da definição de prioridades, na implementação de práticas de segurança, na gestão de riscos e redesenho de processos, conectando a liderança e os profissionais na disseminação da Cultura de Segurança.

Dra. Jacqueline O. Estevan* é Coordenadora de Qualidade da Uniodonto Campinas

Legale Sites voor Weddenschappen
Erfreulich ist, dass es besonders anspruchslos ist, sich diesen Vulkan Vegas Added bonus zu sichern. ist nicht Sehen Sie einander an, wie Sie mit dem Megapari Gutscheincode einen Willkommensbonus erhalten können. spiele vulkan Außerdem bietet die smarte Navigation einen schnellstmöglichen Zugriff auf das Spielerkonto. sind die Roulette kann nämlich auch kostenlos gespielt werden, sodass eine gewisse Strategie risikolos entwickelt werden kann. vulkan vegas mobile casino