Ir para o conteúdo principal

A primeira cooperativa odontológica do mundo reuniu em São Paulo, dirigentes cooperativistas e autoridades na cerimônia que condecorou com a medalha Dr. Dalton Nunes da Silva nomes fundamentais da trajetória do Sistema Uniodonto 

O Sistema Nacional Uniodonto, a primeira e a maior cooperativa odontológica do mundo comemorou os primeiros cinquenta anos de vida em grande estilo. Na noite de 20 de outubro, o presidente da Uniodonto do Brasil, Dr. José Alves de Souza Neto e os diretores vice-presidentes Dr. Pedro Rogerio Teixeira Junior, Dr. Adalberto Baccarin e Dr. José Clovis Tomazzoni de Oliveira receberam dirigentes de singulares do sistema, lideranças cooperativistas e autoridades para a comemoração ao cinquentenário, em São Paulo.

“Juntos construímos o Sistema Nacional Uniodonto que comemora 50 anos de existência. Quando olhamos para o que somos hoje, vemos uma organização que conta com 117 cooperativas, em todos os estados do país, com mais de 20.000 cirurgiões dentistas cooperados e que atende a mais de 3 milhões de beneficiários, pensamos de modo amplo, quase não lembramos de que tudo isso foi construído por pessoas e que cada um deu a sua contribuição individual.  O cooperativismo nos dá esta oportunidade de, ao realizar aquilo em que acreditamos, realizar também o desenvolvimento do grupo no qual estamos inseridos.”, afirmou Dr. José Alves.

Tendo como tema 50 anos, Inspiração para Inovar e Liderar, participaram da celebração os presidentes das nove federações do Sistema Uniodonto, o deputado federal Arnaldo Jardim, membro da Frente Parlamentar Cooperativista, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Juliano do Vale, o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, o Presidente do Conselho de Administração do Sicredi Par, Fernando Dall’Agnes, o presidente do Sicredi Norte Nordeste, Dr Wilson Moraes, o gerente do Sicoob Uni Mais, Márcio Lopes, o secretário Executivo do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Cláudio Yukio Miyake, os  presidentes da OCB Amapá, Maria das Dores da Silva Nascimento; Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho; Pará, Ernandes Raiol da Silva; Rio Grande do Norte, Roberto Coelho da Silva; o superintendente da OCB Rio de Janeiro, Jamed Abdul Nasser Feitoza o representante do Sistema Ocemg, Geraldo Magela da Silva,  assessor da Presidência da Ocesp, Américo Utumi, o presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos, Sinog Roberto Seme Cury, o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Aracaju, Dr. José Hermano Marinho Júnior e representantes de corretoras de planos odontológicos.

A Uniodonto recebeu cumprimentos de autoridades como o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o Prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o Presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, Ariel Guarco e da Presidente da ACI Américas, Graciela Fernandes.

A cerimônia foi apresentada pela atriz e influenciadora digital Maíra Charken, que é o rosto da marca Uniodonto nas mídias sociais.

Comenda

Foram homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços ao Sistema Uniodonto com a medalha de mérito Dr. Dalton Nunes da Silva. Foram laureados Dra. Conceição Rodrigues Capiberibe, Dra. Maria Sonia Costa, Dr. Claudio Roberto Zambello, Dr. Ditmar Ary Kühn, Dr. João Batista Pereira Machado, Paulo Fernando Ramos Nogueira e Dr. Rubens Renato Weidgenant. A condecoração, instituída pela Uniodonto do Brasil em 2004, é conferida pelos membros do Conselho Técnico Operacional.

Um dos fundadores do Sistema Uniodonto, também comendador e presidente da Federação Rio Grande do Sul da Uniodonto, Dr. Irno Augusto Pretto recebeu placa em reconhecimento ao seu pioneirismo.

A Uniodonto do Brasil recebeu placas de homenagem da Ocesp e das Uniodontos de Bebedouro, Campinas, Caçapava e Rio Claro. A Uniodonto Presidente Prudente fez a entrega de placas às cooperativas pioneiras do Sistema: Santos e Vales do Taquari e Rio Pardo.

A cerimônia contou com os patrocínios da OCB, Sicredi e Unimed do Brasil.

Sistema Uniodonto lança sua nova marca

Os cinquenta anos foram o momento escolhido pelo Sistema Uniodonto para promover a revitalização da marca de planos odontológicos reconhecidos pelo mercado.

O projeto de comemoração ao cinquentenário teve como elemento central a criação da nova identidade que estará presente em todos os pontos de contato com a marca. “Após minucioso trabalho de pesquisa e seleção nós escolhemos para trilhar esta jornada conosco a Bertoni Branding, responsável por rebrandings famosos como o da Caixa Econômica Federal”, informou a Uniodonto na noite de 20 de outubro a uma plateia formada por autoridades, dirigentes do Sistema Uniodonto, lideranças cooperativistas e corretoras que receberam com aplausos entusiasmados a nova marca.

O rebranding manteve a cor vinho que notabiliza a cooperativa, porém em um novo tom mais moderno e próximo. Os pinheiros, que são símbolos do cooperativismo, não fazem mais parte da marca, que substituiu por um U, letra inicial da Uniodonto, o seu símbolo de comando.

A opção por abrir mão dos pinheiros segue uma tendência entre as marcas representativas do cooperativismo, entre as quais o movimento SomosCoop, cuja identidade também foi desenhada pela Bertoni.

A direção e o espirito que nortearam o trabalho de criação foram dados pelos dirigentes da Uniodonto. Criatividade, nova identidade visual, competitividade, competência, pertencimento e empatia, qualidade dos serviços, inovação, padronização de campanhas, foram alguns dos muitos pontos apontados durante consultas realizadas junto aos dirigentes da Uniodonto.

“O receio de mudar a imagem da Marca também esteve presente, mas a premência da modernização foi a grande tônica.”, destacou o texto manifesto da nova marca.

A Uniodonto reconhece a existência do sentimento de pertencimento da marca junto aos dirigentes e, boa parte dos cooperados e a tarefa da nova marca é a de transferir esse mesmo senso de pertencimento aos mais de 3 milhões de beneficiários em todo o país que reconhecem na cooperativa um selo de qualidade, compromisso e segurança.

Autonomia e unidade foram palavras chaves para compreensão do conceito que permeou a criação da marca. “Reconhecemos que uma cooperativa é mais do que um cooperado mais outro cooperado. E que um sistema de cooperativas é mais do que uma singular e outra singular… A Uniodonto é a união de uma comunidade que acredita no seu propósito. “Em cada cidade do Brasil, em cada consultório, somos muitos, estamos em todo o país e cada um de nós é único e autônomo. Somos singulares e plurais”, salienta o manifesto.

Livro registra os 50 anos de história da Uniodonto

Na noite de comemoração do cinquentenário, o Sistema Uniodonto lançou o livro Uma Marca para Celebrar, que conta a trajetória da cooperativa, desde a sua fundação, em 1972, por grupos de cirurgiões-dentistas de Santos e do Vale do Taquari e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, no ano de 1972.

A publicação bilingue está indexada na Biblioteca Nacional e traz em  148 páginas momentos relevantes da história da cooperativa que criou o modelo de planos odontológicos no Brasil. A história é narrada também pelos testemunhos de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, de Graciela, presidente da Aliança Cooperativista Internacional – Américas. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello, salienta a “significativa contribuição da Uniodonto para a ampliação do acesso ao cuidado com a saúde bucal”.

Exemplos de intercooperação estão nas páginas da publicação, e são assinados pelo Diretor Presidente da Aurora Coop e do Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Juliano do Vale, em seu texto, assina a importância da Uniodonto para a classe odontológica.

Sob o título “O mundo parou, nós não”, o último capítulo da publicação trata da presença da Uniodonto como organização prestadora de serviço de saúde, durante a pandemia de Covid-19.

Além do livro físico, a publicação pode ser acessada pelo link: https://online.fliphtml5.com/qxkda/ppof/